Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 20 de março de 2012

Exercer a cidadania, ainda incomoda muita gente! Triste mas real.

O papel fundamental da educação no desenvolvimento das pessoas e das sociedades amplia-se cada vez mais e aponta para a necessidade de se construir uma escola voltada para a formação de cidadãos e cidadãs.


Construção essa, fundamentada num tripé que se sustenta na formação básica, na capacidade de profissionalização e na participação cidadã, e que, formalizadas na legislação que regulamenta e orienta a educação, devem ser trabalhadas em conjunto.


E por tudo isso, vários temas do cotidiano, foram inseridos na base da proposta curricular Nacional, como exemplo, JUSTIÇA.

Portanto, a "compreensão da definição e do conhecimento das leis como princípio de cidadania "é o norte para qualquer ação do eixo PARTICIPAÇÃO CIDADÃ nas escolas, já que vivemos num país "cuja história de opressão se fundou/fortaleceu, entre outros elementos, no desconhecimento das bases do estado democrático de direitos."

Lembramos aqui, que todas as orientações para vivenciar esta temática nas escolas, focam para o sentido de colaborar para que @s jovens e adolescentes possam aprender que existem INSTRUMENTOS JURÍDICOS e que estes precisam ser RECONHECIDOS por el@s para que possam se familiarizar com a possibilidade de consultá-los para INVOCAR e DEFENDER seus direitos, e assim:

"compreender que o verdadeiro exercício da cidadania se fundamenta no saber exigir respeito para si e para o outro, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e de cidadão."



No meu entendimento, a atitude d@s estudantes de Xucuru e Serra dos Ventos, apenas demonstra que el@s estão sim, se ap
ropriando desse conhecimento, bem como, usando-o no seu dia a dia, quando se faz necessário.


@s gestor@s das escolas em foco, deveriam estar radiantes com a aula de cidadania dada por el@s, já que, num único momento, aplicaram seus conhecimentos sobre:

Diálogo,
Justiça,
Equidade,
Solidariedade,
Ética e
Respeito Mútuo.

Que, supõe-se, terem aprendido na escola.


Contentes também, deveriam estar tod@s @s vereador@s, por saber que as escolas da cidade estão cumprindo o seu papel, que é o de FORMAR CIDADÃOS E CIDADÃS, e ainda, que a comunidade estudantil e a sociedade civil organizada está pronta e capacitada para reforçar a atuação do Poder Legislativo.


O que nos cabe por ora, é perceber que um conjuntos de forças atuou para que as turmas de 1º ano do curso Normal Médio permaneça naqueles distritos, porém, apenas para o ano em curso, no próximo ano o problema voltará, o que nos faz também compreender a importância da continuidade dessa luta que é justa e legitima, no sentido de invalidar essa Instrução Normativa da Sec. Estadual de Educação, que fixa em 40, o número mínimo de alun@s por turma.



A Comunidade estudantil, professor@s e a sociedade civil organizada agradecem!

E tanto a blogosfera quanto @s usuários das redes sociais ficam à disposição para dar reforço a essa luta!


"Da luta eu não fujo!"

4 comentários:

Anônimo disse...

venho acompanhado esse caso no seu blog e percebo o respeito com o qual você trata o caso. Hoje assisti a reunião da Câmara e fiquei sem entender a postura dos vereadores.

O importante é que você sempre dê a mão para quem precisa como sempre foi, pq aqui o prefeito não presta os vereadores não fazem nada e como vc sempre nos disse em suas aulas, a justiça precisa ser provocada. Eu fico lembrando daquela audiência pública que vc conseguiu na câmara para ajudar os estudantes do Projovem, nenhum vereador sequer sabia do assunto.
Um abraço e parabéns, seu blog é muito bom.
Valdenise.

Anônimo disse...

Eita povo despreparado. E hoje até que a Vereadora Claudiane foi coerente e solidiaria com esse caso. Parabéns para ela.

Já o seu blog está de parabéns!

Josefa disse...

É assim mesmo, quando a gente reivindica qualquer coisa passa a incomodar muita gente.

Helaine disse...

Adilza, nossos representantes(que vamos ser sinceras, foram muito mal escolhidos)estão acostumados com gente que não exercem sua cidadania e não sabem reivindicar seus direitos, porém, creio que a consciência da população, e, principalmente dos estudantes está mudando. Estamos aprendendo sim, a exigir o que é nosso por direito, assim,cobrando deles a execução de seus papéis. Para isso contamos com o apoio de pessoas que estão despostas a desacostumar tais representantes de governar a cidade com políticas irresponsáveis e incoerentes. Mais um fato pra ser avaliado/repensado: quais os tipos de representações que queremos ter?? Estamos de olho. Exerçam seus papeis, vereadores!

"Porque gado a gente marca, tange, ferra, engorda e mata; Mas com gente é diferente… "