Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las, e o ato de ler/escrever/aprender é condição inerente para uma cidadania autêntica.
No entanto, ainda há quem viva em pleno século XXI, preocupado apenas com o preenchimento de estatísticas/formulários/relatórios. Muitos ainda se preocupa com a presença d@ professor@ na sala de aula sem a menor sensibilidade em querer saber, se est@s alun@s estão aprendendo... ah! isso é irrelevante, o que importa mesmo para ess@ tipo de profissional, é que no final irão preencher o relatório! são os adeptos do dito "popular" - manda quem pode, obedece quem tem juízo!
Uma pena, esses profissionais não comnpreenderam ainda que só serão capazes de ensinar quando forem capazes de aprender, quando encontrarem disposição para buscar o novo e a aprender todos os dias.
E ainda, quando forem capazes de se colocar junto ao educand@ procurando com el@ superar o seu não saber e as suas dificuldades. Ensinar deve ser uma relação de trocas onde ambas as partes aprendem!
@ alun@ que não teve acesso a escola e que está fora da faixa idade/série e que procura resolver esse problema buscando apoio nos diversos programas e projetos (EJA, Projovem ...) Certamente precisa contar com a boa disposição da equipe para orientá-l@s sobre os caminhos para a aquisição dos saberes necessários, para que possa dominar a leitura e a escrita. Mas do que isso, el@ precisa de um/a profissional sensível a sua dificuldade e inteiramente capacitad@ para compreendê-l@ na sua carência educacional!
Profª Adilza Cristina
Especialista em Programação do Ensino de História.
Profª de Ciências Humanas - Projovem Belo Jardim - Núcleo II
No entanto, ainda há quem viva em pleno século XXI, preocupado apenas com o preenchimento de estatísticas/formulários/relatórios. Muitos ainda se preocupa com a presença d@ professor@ na sala de aula sem a menor sensibilidade em querer saber, se est@s alun@s estão aprendendo... ah! isso é irrelevante, o que importa mesmo para ess@ tipo de profissional, é que no final irão preencher o relatório! são os adeptos do dito "popular" - manda quem pode, obedece quem tem juízo!
Uma pena, esses profissionais não comnpreenderam ainda que só serão capazes de ensinar quando forem capazes de aprender, quando encontrarem disposição para buscar o novo e a aprender todos os dias.
E ainda, quando forem capazes de se colocar junto ao educand@ procurando com el@ superar o seu não saber e as suas dificuldades. Ensinar deve ser uma relação de trocas onde ambas as partes aprendem!
@ alun@ que não teve acesso a escola e que está fora da faixa idade/série e que procura resolver esse problema buscando apoio nos diversos programas e projetos (EJA, Projovem ...) Certamente precisa contar com a boa disposição da equipe para orientá-l@s sobre os caminhos para a aquisição dos saberes necessários, para que possa dominar a leitura e a escrita. Mas do que isso, el@ precisa de um/a profissional sensível a sua dificuldade e inteiramente capacitad@ para compreendê-l@ na sua carência educacional!
Profª Adilza Cristina
Especialista em Programação do Ensino de História.
Profª de Ciências Humanas - Projovem Belo Jardim - Núcleo II
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