Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Sobre Educação!















Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las, e o ato de ler/escrever/aprender é condição inerente para uma cidadania autêntica.


No entanto, ainda há quem viva em pleno século XXI, preocupado apenas com o preenchimento de estatísticas/formulários/relatórios. Muitos ainda se preocupa com a presença d@ professor@ na sala de aula sem a menor sensibilidade em querer saber, se est@s alun@s estão aprendendo... ah! isso é irrelevante, o que importa mesmo para ess@ tipo de profissional, é que no final irão preencher o relatório! são os adeptos do dito "popular" - manda quem pode, obedece quem tem juízo!

Uma pena, esses profissionais não comnpreenderam ainda que só serão capazes de ensinar quando forem capazes de aprender, quando encontrarem disposição para buscar o novo e a aprender todos os dias.

E ainda, quando forem capazes de se colocar junto ao educand@ procurando com el@ superar o seu não saber e as suas dificuldades. Ensinar deve ser uma relação de trocas onde ambas as partes aprendem!


@ alun@ que não teve acesso a escola e que está fora da faixa idade/série e que procura resolver esse problema buscando apoio nos diversos programas e projetos (EJA, Projovem ...) Certamente precisa contar com a boa disposição da equipe para orientá-l@s sobre os caminhos para a aquisição dos saberes necessários, para que possa dominar a leitura e a escrita. Mas do que isso, el@ precisa de um/a profissional sensível a sua dificuldade e inteiramente capacitad@ para compreendê-l@ na sua carência educacional!


Profª Adilza Cristina
Especialista em Programação do Ensino de História.
Profª de Ciências Humanas - Projovem Belo Jardim - Núcleo II

Nenhum comentário: