Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Corrupção: esse é o nome!

"Um dos direitos mais importantes do cidadão,
é o de não ser vítima da corrupção." [1]



Quanto mais se anda por Belo Jardim, mais se ver absurdos! São ruas esburacadas; calçamentos estourados; esgotos; loteamentos residenciais sendo autorizados pela prefeitura em localidade sem a menor condição de moradia; escolas que são verdadeiros alojamentos de morcegos e outras literalmente caindo de podre... Sinceramente, o caos se instalou por aqui.


E o pior de tudo isso, é saber que nos cofres da Prefeitura, o dinheiro tem chegado sim, continuamente, sem falhas ou atrasos. Para onde vai esse dinheiro é o que a maioria da população não sabe. Os caminhos da vinda desses recursos, qualquer cidadão ou cidadã tem acesso, para isso existe o Portal da Transparência e vários outros meios que nos são disponibilizados pela rede.


Podemos considerar a nossa cidade, como uma cidade rica.

De 1º de janeiro a 30 de junho do ano em curso, entraram nos cofres da prefeitura o total de R$ 22.934.482,93 ( Vinte e dois milhões, novecentos e trinta e quatro mil, quatrocentos e oitenta e dois reais e noventa e três centavos), só de recursos do FPM, ITR, CIDE e FUNDEB, junte-se a isso os recursos do SUS, que são exclusivamente para a saúde, desde o pagamento de funcionári@s até as injeções de voltarem que são usadas por lá. Podemos ainda, somar a isso os recursos próprios - IPTU,ISS... e os montantes recebidos via convênios federais e estaduais.

Apesar da buraqueira nas ruas da nossa cidade, por esses dias a prefeitura recebeu, exclusivamente para PAVIMENTAÇÃO de vários logradouros da cidade, a bagatela de quase Um milhão de reais, através dos convênios 641347 e 641348 do Ministério das Cidades. Preste atenção! PARA PAVIMENTAÇÃO, o dinheiro do asfalto é outro.

E a Academia das Cidades? O governo do Estado, via secretaria das cidades liberou. Como está, já terminou a construção? Se terminou porque não houve a inauguração?

Para comprar dois caminhões novos com carroceria de 5.50M e um carro utilitário o Ministérios dos Transportes liberou, desde o dia 17/12/2010 o valor de R$ 195.000,00 (Cento e noventa e cinco mil reais). Eu sinceramente não vi estes carros, nem no blog da Secretaria de Ação Social da
Prefeitura onde tudo é bom e bonito (quando vejo esse blog eu penso que eles falam de outra cidade, ou eu estou doida), tampouco, vi esse carros naquele desfile de ônibus escolares do Programa Federal Caminho da Escola, lembram?

O que "danado" está sendo priorizado nessa gestão de caos?

Cadê o dinheiro da Prefeitura?




E pelo amor de Deus, só não me respondam com o refrão da musiquinha cantada por Gal: "...onde está o dinheiro, o gato comeu, o gato comeu, e ninguém viu..." Até porque, tem muita gente vendo!





Corrupção: esse é o nome que deve ser dado ao que ocorrendo em Belo Jardim, e as minhas SUPOSIÇÕES, são fundamentadas na falta de informação pela Prefeitura. São negados todo e qualquer pedido de informação feito por sindicatos, pelos vereadores... e ainda, pela falta de prestação de contas a população. Direito inclusive, assegurado pela Constituição Federal.


" O desvio de recursos públicos não só prejudica os serviços urbanos,
como leva ao abandono obras indispensáveis
às cidades e ao país.
Ao mesmo tempo, atrai a ganância e estimula
a formação de quadrilha."[2]





[1] e [2]Cartilha: Como combater a corrupção - AMARRIBO

Acompanhe os repasse para prefeitura de Belo Jardim, acesse, sempre que puder:

http://www.stn.fazenda.gov.br/estados_municipios
ou http://portaldatransparencia.gov.br

Um comentário:

Helaine disse...

Por isso que Belo Jardim é conhecido mundialmente como: " A terra do nunca" Eu me sinto na época do Feudalismo. kkkkkk