Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Há oposição política na Terra do Nunca?



"Prestem atenção nos sinais, não deixem que
as loucuras do dia-a-dia,
os deixem cegos..."
(Drummond)


Para a maioria de nós, o significado da palavra oposição é por demais resumido. Se limita em votar ou não em determinada pessoa. No entanto, precisamos compreender que: OPOSIÇÃO POLÍTICA, é algo muito maior, e porque não dizer que é o centro do funcionamento dos regimes democráticos, e ainda, que é o que de fato caracteriza um sistema democrático.

E é a falta de oposição política que nos trás como resultado a falta de fiscalização. Sem oposição, as demandas do povo vão por água abaixo. Sem ela, não há fundamentos para que a democracia continue funcionando.

O papel da oposição é o de informar ao público e trazer a tona o que ela considera correto e incorreto nas políticas do governo, e, isso se faz fiscalizando e propondo alternativas.

Aqui na terrinha, essa função vêm perdendo o sentido de ser, ela se dá apenas entre os blocos que apoiam ou não o prefeito, e mesmo assim, é uma oposição morna, na base do morde e assopra, e é feita a partir de denúncias oportunistas, um verdadeiro show pirotécnico para os meios de comunicação com o único objetivo de obter ganhos eleitoreiros.

OPOSIÇÃO POLÍTICA não significa torcida para que o adversário cometa erros, tampouco, criar artimanhas de difamação e críticas em vão. Significa, antes de tudo, um conjunto de valores bem consolidados para se ter uma visão convicta do melhor tipo de organização de Estado e de ações coerentes capazes de mostrar a sociedade o porque de se pensar diferente e o porque de um outro tipo de ação ser melhor para minimizar ou acabar de vez com um problema.


É muito cômodo auto proclamar-se "oposição", mas é fácil, quando devido as circunstâncias do poder, comprometem suas convicções para entrar no jogo. Tem oposição que já nasce no caminho da adesão incondicional, agarrada única e simplesmente na perspectiva de ter o poder nas mãos para dele tirar proveitos em benefício próprio.

Quem opta por esse tipo de caminho, temeros@ em se opor a quem tem o "poder da caneta", se torna um/a medíocre negociador@ da política. É uma criatura sem visão, sem criatividade e sem desenvoltura suficiente para ter luz própria.

Oposição política desse nível, vende, todas as vezes que tem chance, a oportunidade que teriam de exercer plenamente o potencial dos seus cargos, tornam-se zumbis circulador@s de inauguração e prestador@s de favores individual como moeda de troca nos tempos de eleição.








Basta de tanta inoperância!
Tanta falta de vontade política!


Nenhum comentário: