Como se não bastasse toda a sorte de descaso que passa os serviços de educação na cidade, professor@s e alun@s da Escola Castelinho, ainda têm que dividir o espaço da escola com os MORCEGOS.Pois é, enfrentam dia após dia, os "ataques" desses animais.
E não são poucos, é uma verdadeira comunidade. Se durante o dia o ataque se dá por conta do que podem provocar suas fezes, a noite eles fazem a festa, são verdadeiros arrastões de morcegos.
Sabemos que esses animais têm um papel importante para o equilíbrio ecológico, no entanto, são também FONTES DE INFECÇÃO para várias doenças transmissíveis aos seres humanos, a exemplo:
RAIVA: Trata-se de uma doença mortal, causada pela mordedura do bicho;
HISTOPLASMOSE: doença infecciosa causada pela inalação da poeira a partir de fezes ressecadas do animal. Esse tipo de doença pode ficar restrito aos pulmões ou tornar-se sistêmica, e a gravidade vai depender da quantidade de partículas inaladas. A maioria das pessoas infectadas não apresentam efeitos aparentes. A doença é caracterizada por sintomas respiratórios, febre, dor no peito e tosse seca;
SALMONELOSE: essa, também infecciosa, é causada pela ingestão de alimentos ou uso de objetos contaminados pelas fezes dos morcegos.
Pois é Sr. Prefeito, Sr. Secretário de Educação, (Marcos e Wilsinho) Se a escola Centro Comunitário Castelinho, que está localizada no centro da cidade, diga-se de passagem, em "área nobre", encontra-se nessa situação, imaginem como não devem estar as que estão localizadas na Zona Rural e periferia da cidade.
A situação já foi informada a Secretaria de Educação, a qual, até o presente, nada fez!
Wilsinho, esse é um problema, que precisa de solução em caráter de urgência, cobre uma posição de Secretária de Saúde/Vigilância Sanitária/Centro de Zoonose... o que não dá de maneira nenhuma, é para ess@s alun@s terem qualquer contato com qualquer tipo de morcego, e isso é o Ministério da Saúde quem diz.
Vamos "brincar" de botar telas nas janelas da escola;
Telhas transparentes em parte do teto;
Reforçar a iluminação externa...
Enquanto isso, alun@s e professor@s vão fazendo o que a Fundação Fiocruz recomenda "O uso de máscaras ou lenços úmidos sobre o nariz e a boca sempre que entrar em locais onde se alojam morcegos."
Eu vou ficando por aqui, apelando pra Santa Eudóxia, pedroeira do Reino de Seráfia e da elite de Brogodó, pra ver se essa administração ou toma jeito ou se acaba logooooooooo!
Tá ruim de aguentar viu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Diário de Biológia.com/2009
www.saúde.sc.gov.br
Ag.fiocruz de notícia
ministério da saúde.
Um comentário:
ESTOU COM VC NESSA LUTA, ISSO ME ENTRISTEÇE POIS CRESCI EM BELO JARDIM E POR VARAIS VEZES ENTREI NO CAESTELINHO E O VIA COMO NUM CONTO DE FADAS, UM LUGAR DE PRINCEPES E PRINCESAS, COMO É POSSIVEL ISTO ESTAR ACONTECENDO???
CONTINUE COM A COBRANÇA PARA COM OS RESPECTIVOS RESPONSAVEIS A SOLICIONAREM ISTO,SUA ATITUDE É DE ORGULHO.
COMO VAMOS"COROAR"; NOSSAS PRINCESAS. NOSSOS PRINCIPES; SE O "CASTELO ESTA RUINDO "????????
PERGUNTE ISTO A ELES.........
ABÇS.E BOA SORTE.
CELIA REGINA ( MANAIUS AM).
Postar um comentário