Quem sou eu

Minha foto
BELO JARDIM, NE/Pernambuco, Brazil
"... O sonho pelo qual brigo, exige que eu invente em mim a coragem de lutar ao lado da coragem de amar..." Paulo Freire Educador pernambucano

terça-feira, 5 de julho de 2011

Descaso com a Educação de Belo Jardim é fato!



O atraso com o pagamento de seus salários não pega mais @s professor@s da FABEJA de surpresa! Essa nova tática virou rotina por lá e a categoria é obrigada a conviver com esse fantasma rondando suas vidas, como se não tivessem obrigações financeiras de sobrevivência à cumprir.

A moda na AEB/FABEJA é juntar duas ou três folhas, e na hora do pagamento, paga-se uma e fica duas dentro. Para se ter uma idéia do tamanho do problema, o mês de maio foi pago na primeira semana de julho, e, pasmem: apenas 50%, o restante, segundo informações, "só Deus proverá"!

A esse problema, junta-se a falta de estrutura da entidade, alun@s reclamam de que, nem aos poucos livros da biblioteca têm acesso, e que, aparelhos tecnológicos de apoio didático por lá é igual a perna de cobra, ninguém vê. Laboratório para o curso de enfermagem, ah! esse só no fantástico mundo da fantasia. Agora, cá pra nós, dá pra se conceber um curso de enfermagem sem um laboratório real?

Esta semana, a maioria d@s professor@s da AEB - Faculdade de Enfermagem pediram demissão de seus cargos, sem professor@s, infelizmente o curso não funciona, e por esse motivo @s estudantes estão apavorad@s, não sabem como vai ficar a sua situação. É mole ou que mais?

Além disso, o Tribunal de Contas encontrou várias irregularidades por lá, professor@s com vários vínculos, com nomes que constam da folha de pagamento mas não pisam na área etc.

Saindo da Faculdade, o caos continua, o descontrole é total, os recursos do FUNDEB (rsrsrs) não bastam para garantir o Piso Nacional do Magistério aos profissionais da rede; @s professor@s que atuam no PETI, pasmem: estão recebendo, além de atrasado, um valor abaixo do mínimo! Recebem pouco mais de R$ 300,00, o que fere a Constituição Federal, já que o valor do salário mínimo é superior a esse montante.

Esse atrasos, essa falta de compromisso com @s sevidor@s nos aponta para um grande desequilíbrio de gestão. Situação essa, que não pode ser aceita no gerenciamento do que é público. Estamos totalmente abandonados, aqui em Belo Jardim, na Terra do Nunca, (acontece nada) estamos entregues as baratas, ao deus dará.

E eu fico aqui com os meus botões, queimando a "instalação elétrica do meu juízo" procurando saber: Por onde anda o Poder Legislativo que não fiscaliza esses desmantos? Por onde anda o Ministério Público?

Na nossa opinião, esses atrasos não passam de uma forma estratégica para economizar (rsrs) - essa administração deve ter muito dinheiro em baixo do colchão, pra quê? Imaginem!




Não seria, um dos motivos para esses atrasos, as contratações aleatórias de prestador@s de serviços, o que têm provocado o inchaço da folha de pessoal?



O que nos leva a pensar assim é o entendimento que temos sobre esse tipo de contratação de pessoal, como sendo a "fonte para captar votos e garantir a próxima eleição. Eles se recusam em realizar concursos públicos, porque preferem ter um/a apadrinhad@ político contratad@, porque sabem, dali têm o voto garantido, não somente @ del@ mas de toda a família que passa a depender daquele salário." Em Belo Jardim, no início do ano, foram dispensados mais de 1.300 contratad@s, e sabemos, que tod@s voltaram e já se encontram fazendo parte da folha de pagamento. E a pisadinha é essa: Lembram dos funcionários EFETIVOS que foram afastados para dar lugar as contratações?


"O Recebimento de salário em dia é Lei. A ele faz juz quem trabalha, seja na iniciativa privada, seja no serviço público, não podendo estes últimos ficar refém da burocracia e os recursos protelatórios que estão sendo levados a efeito pela AEB, pelo município de Belo Jardim para retardar de forma indefinida, injustificada e continuada, o pagamento desses salários".


4 comentários:

Helaine disse...

A situação é complicada, principalmente pra nós estudantes, alias, toda a cidade perde. Não sei como acontecerá outro vestibular, e,aconselho,que NÃO façam vestibular na FABEJA/AEB/FAEB, pois a AUTARQUIA não tem condições alguma de funcionar. " Brinca de aprender, que eu brinco de ensinar. "(Este é o lema) Já estou preparando a mala. CADE O MINISTÉRIO PÚBLICO?? Ahhh, denunciaS já existem. ;)

A beleza está em você disse...

O poder legislativo é o que mesmo? É a câmara municipal de vereadores? Ah! deixa eu te refrescar a memória. Está criando uma comissão para organizar a festa das Marocas. Veja como ficou espetacular o evento, rica em atrações, polos culturais, envolvimento da população, pois ela tem que se envolver mesmo, pois daqui uns dias não poderemos sair mais de nossas casa com tantos buracos nas nossas ruas. Como disse uma cliente de uma cidade vizinha:"Andar em Belo Jardim, é uma aventura!A sensação que tenho é de está em um rally" Achei o máximo essa colocação, já estou pensando em comprar um carro jippe, ou como não entendo de carros comprar qualquer um que possa andar em ruas tão esburacadas. Plagiando Narcisa Tamborindeguy.Loucura!Loucura!Loucura.

Wagner Rafaell Peixoto disse...

Adilza, se me permite comentar...é muito preocupante a situação da AEB.É preciso no entanto esclarecer que os professores de enfermagem que pediram dmeissão o fizeram nao por outro motivo que nao O CORTE DE IRREGULARIDADES EM SUAS FOLHAS. Tinha professor lá recebendo por 100horas de estágio, quando na verdade supervisionava apenas 3. É ruim perder regalias como essa não é mesmo?

Em tempo: queria ver uma postagem sua sobre a morte e o significado de Itamar Franco. Você lamenta como Lula, e acha que ele foi reconhecido muito tarde?

IVANA disse...

Adilza quero te pedir que publique em seu blog uma denuncia que fiz em outros dois blogs mas que não levaram a sério o que falei e não deram a importancia devida.Na escola Castelinho tem uma sala de aula e vc pode ir comprovar porque eu fui e vi com meus própios olhos, lotada de morcegos o que é um perigo para aqueles alunos q ali estão uma mordida ´daquele bicho é fatal, quando a minha amiga falou não acreditei tive q ver para crer e confesso sai de la com pena da professora e dos alunos.OBRIGADA PELO ESPAÇO.